COLUNA DO TADDEU


UMA LUZ NO FIM DO TÚNEL

Domingo, 20/04/2025, 23h04min - Foto: Divulgação UMA LUZ NO FIM DO TÚNEL

Vejo torcedores otimistas com a situação do Grêmio, a partir de um Gre-nal que só não vencemos por decisão de um Canalha FIFA, dos vários que têm apitado nossos jogos e "interpretado" a regra de modo a quase sempre sermos prejudicados.

Comete-se aqui dois erros, pelo menos. O primeiro é achar que o Inter tem um excelente time e que quase vencê-lo é a redenção. O segundo é pensar que o Tricolor pode repetir, a todo momento, aquela intensidade exagerada demonstrada no Gre-nal.

Passado o clássico, a situação é a seguinte: somos hoje 18º do BR (o Bahia, 19º, tem um jogo a menos), com o pior saldo e a defesa mais vazada da competição, ou seja, nesta segunda-feira, 21, em caso de vitória do time baiano, estaremos em penúltimo lugar, como em 3 rodadas de 2024, das tantas que passamos no Z4.

Isto não é coincidência, nem culpa de enchente, técnico, ou arbitragem. O Grêmio, após o último período de vitórias, de 2016 a 2018, viveu de sobressaltos, ora na segunda divisão, ora tentando escapar dela, ora sofrendo goleadas vergonhosas, com breves intervalos de sucesso, como em 2023, no vice do BR, conquistando vaga para a Libertadores, mas logo a desperdiçando. Assim mesmo, a graça desta boa colocação se deveu a uma figurinha carimbada, chamada Luisito Suárez.

O Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense padece de problemas estruturais, que abalam os demais andares acima dos alicerces, o que impede um crescimento sustentado, rumo às glórias que merecemos conquistar, pela nossa história, tamanho e paixão de nossa torcida. Com isto estamos nos distanciando do topo, cada vez mais.

O tal crescimento sustentado somente acontecerá quando assumir a gestão uma mentalidade empreendedora, altamente profissionalizada administrativamente, com visão de planejamento, inovação e inteligência financeira, para induzir a excelência de trabalho e serviços, em todos os departamentos da instituição, principalmente na atividade-fim do clube, o futebol.

Gostaria de dizer a todos vocês, ilustres Gremistas, nesta véspera de feriado da Inconfidência, que isto pode estar mais perto do que se imagina, ou seja, tem uma luz no fim do túnel!

Taddeu Vargas - Jornalista - MTE 15.340