COLUNA DO SAADI


REFORÇOS QUE VÊM DE DENTRO?

Terça-feira, 28/01/2025, 11h01min - Foto: Lucas Uebel / Grêmio FBPA REFORÇOS QUE VÊM DE DENTRO?

A semana começou tranquila para a torcida gremista. A vitória convincente sobre o Caxias renovou as esperanças para o que vem pela frente. Ainda assim, a direção liderada por Alberto Guerra segue demonstrando lentidão na busca por reforços, uma falha recorrente nesta gestão. As reposições sempre demoram, sendo a mais famosa na saída de Luís Suárez. Nosso treinador Gustavo Quinteros já destacou mais de uma vez a necessidade de reforçar o elenco.

Porém, se as boas notícias não vêm de fora, elas começam a surgir dentro de campo. Já mencionei isso em um texto anterior: o novo treinador precisava reconhecer e valorizar os investimentos que o Grêmio fez no futuro. Foram 56 milhões de reais aplicados em quatro jovens: Monsalve (13 milhões), Aravena (19 milhões), Arezo (18 milhões) e André Henrique (6 milhões).

Quinteros certamente está atento a isso, e esses investimentos precisam dar retorno em campo. André, o mais questionado do quarteto, entrou na ponta esquerda substituindo Aravena, que novamente teve uma atuação apagada, e conseguiu desestabilizar a defesa do Caxias. Monsalve desfilou com seu gol que demonstra qualidade técnica de quem está pronto. Arezo deve ganhar mais minutos para mostrar seu valor, enquanto Aravena precisa ser o jogador que terminou a temporada 2024 se quiser brigar por vaga no time.

Isso significa que o elenco está pronto? Definitivamente, não. A torcida ainda clama por um lateral-esquerdo, já que Mayk não parece dar conta do recado, e o jovem Pedro Lucas, de apenas 17 anos, parece que foi arquivado da noite pro dia e seu problema certamente não é técnico. É bom lembrar que ele é agenciado por Pablo Bueno, um empresário que já teve atritos com o clube em casos como os de Ferreirinha e Tetê.

Na zaga, também há lacunas a serem preenchidas. Com Ely e Kannemann machucados, o Grêmio conta apenas com Jemerson e os jovens Gustavo Martins, Natã e Viery. E, para completar, Quinteros também declarou que precisa de um ponta para suprir a saída de Soteldo.

A goleada sobre os caxienses trouxe coisas boas de dentro do gramado, mas não pode mascarar a necessidade de reforçar o grupo para disputar títulos mais ambiciosos, como a Copa do Brasil e a Sul-Americana. Espero que Guerra e sua diretoria estejam atentos ao mercado para entregar a Quinteros as peças que faltam. Saudações tricolores e que venha o octa!

César Augusto Saadi - Jornalista Esportivo