COLUNA DA CHIELE


O PIOR DO APITO

Domingo, 20/04/2025, 10h04min - Foto: Divulgação O PIOR DO APITO

O apito deve ser neutro e justo para igualar a disputa. Deve atuar para marcar a infração, o ato ilegal, a irregularidade que, se mantida, altera a balança e o equilíbrio do jogo. O apito tem essa finalidade.

O apito pode errar, claro. Tem uma pessoa com ele na boca impulsionando o estridente som a cada lance em desconformidade com o regulamento. O apito então é humano e pode cometer equívocos. Mas este eh o apito do bem, inocente e falível.

Não estamos falando deste apito no Gre-nal. Mas referimos o apito do mal, justamente o pior do apito. Aquele que não quer ver o erro; aquele que briga com as imagens; aquele que quer lesar uma equipe; aquele que muda o resultado do jogo.

Este apito é destrutivo, corrosivo e danoso para a competição. Este apito que contraria a unanimidade nacional em relação a um lance faltoso dentro da área, é o pior deles.

Esse apito devemos banir do esporte, afastar de forma permanente, excluir das competições por que este apito não pode continuar a frustrar sonhos e esperanças de um jogo limpo, tão propalado pelo fair play da FIFA, mas que não ultrapassa os acertos dos porões da CBF.

Pelo menos jogamos melhor.

Gladimir Chiele - Advogado e Jornalista