MUDANÇA JÁ
Domingo, 10/11/2024, 18h11min - Foto: DivulgaçãoAntes que os Renatistas me ataquem, pelo que vou dizer adiante, é bom lembrar que poucos fizeram a defesa do Renato Portaluppi nas redes sociais como me orgulho de ter feito, em outros tempos;
Entretanto, não posso me calar diante do que vejo dentro do campo e também fora dele, nas coletivas e no que recebo de informações de gente lá de dentro, pessoas com quem já trabalhei e que sinalizam um vestiário que já não canta somente a música que o treinador toca, se é que vocês me entendem!
E não faltam motivos para meu desgosto e da maioria da torcida Gremista, de acordo com o monitoramento isento e científico do software Romosy`, que aponta quase 70% de desaprovação do técnico do Grêmio, neste momento.
Foram duas desclassificações nas copas, ambas com escalações contestadas por quase todos; derrotas em todos os Gre-nais da temporada, quase todo o 1º turno do Brasileirão, e parte do segundo, na zona de rebaixamento e de onde ainda não nos afastamos definitivamente, ao contrário, vamos para um jogo contra o Juventude, que, em caso de derrota, nos joga na porta de entrada do Z4.
E o desgosto anda junto com a desesperança, pois não vemos um time ajustado para almejar vitórias, mesmo dentro de casa. O Grêmio tem deficiências defensivas sérias, tanto técnica (individualidades), quanto taticamente. As transições treinadas (ofensiva e defensiva), fato corriqueiro no futebol moderno, simplesmente não existem. É balão pro ataque e o Braithwaite, ou o Soteldo, que resolvam e os contra-ataques do adversário são defendidos de maneira aleatória, sem organização e estratégia.
Não gosto nem de lembrar o vexame contra o Palmeiras, que é o evento que lembra o que eu disse acima. Se não fosse Marche(foto) em noite inspirada, teríamos uma vergonha para carregar pelos próximos 50 anos.
O Grêmio não pode esperar as eleições de final de 2025, para corrigir problemas que podem levá-lo para a segunda divisão novamente. O ídolo Renato, de certa forma já reconheceu isto e a ele deve ser dado o descanso merecido, renovando a mentalidade do departamento de futebol, antes que seja tarde.
Ah, e treinador tem em casa, não precisa buscar fora.
Taddeu Vargas - Jornalista - MTE 15.340